Outcomes From More Than 1 Million People Screened for Lung Cancer With Low-Dose CT Imaging

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 21 out 2023

Outcomes From More Than 1 Million People Screened for Lung Cancer With Low-Dose CT Imaging


Título do Estudo


Outcomes From More Than 1 Million People Screened for Lung Cancer With Low-Dose CT Imaging

 

Fonte


Gerard A. Silvestri, MD ; Lenka Goldman, MSE; Nichole T. Tanner, MD, MSCR; Judy , MHSA; Michael Gould, MD; Ella A. Kazerooni, MD; Peter J. Mazzone, MD, MPHM. Patricia Rivera, MDV. Paul Doria-Rose, DVM, PhD; Lauren S. Rosenthal, MPH; Michael Simanowith, MD; Robert A. Smith, PhD; Stacey Fedewa, PhD –  CHEST Feb. 08, 2023 – DOI:https://doi.org/10.1016/j.chest.2023.02.003

 

Contexto


O rastreamento do câncer de pulmão com as imagens da tomografia com baixa taxa de dose foi recomendado em 2013, tornando aproximadamente 8 milhões de americanos elegíveis para o estudo. As características demográficas e os resultados dos indivíduos rastreados nos Estados Unidos não foram comunicados em nível populacional.

 

Pergunta a ser respondida


Quais são os resultados entre os indivíduos rastreados e inscritos no Registro de Rastreamento do Câncer do Pulmão do Colégio Americano de Radiologia em comparação com os dos participantes do ensaio clínico?

 

Delineamento do Estudo e Métodos


Estudo de coorte de indivíduos submetidos a uma Tomografia Computadorizada do Tórax com baixa taxa de dose, inicial, para o rastreamento do câncer do pulmão entre 2015 e 2019. Foram calculados os fatores preditivos de aderência ao rastreamento anual. As interpretações dos resultados das tomografias computadorizadas do tórax com baixa taxa de dose foram realizadas através do sistema de Relatórios e Dados de Imagem de Rastreamento de Pulmão (Lung-RADS). As taxas de detecção de câncer e o estadiamento no momento do diagnóstico foram comparadas com os dados do National Lung Cancer Screening Trial (NLCST).

 

Resultados


A aderência foi de 22,3% e os fatores preditivos de uma baixa aderência incluíam o status atual do fumante e a raça hispânica ou negra. No rastreamento inicial, 83% dos indivíduos apresentaram resultados negativos e 17% apresentaram resultados de rastreamentos positivos. A taxa de detecção de câncer global foi de 0,56%. O percentual de indivíduos com câncer identificados no rastreamento inicial foi maior nas categorias Lung-RADS positivas sendo 0,4% na categoria Lung-RADS 3; 2,6% para a categoria Lung-RADS 4A; 11,1% na categoria Lung-RADS 4B e 19,9% na categoria Lung-RADS 4X. A distribuição do estádio do câncer foi semelhante à observada no NLCST, com 53,5% dos pacientes recebendo o diagnóstico de câncer no E I e 14,3% no E IV.

 

Interpretação


Este estudo revelou tanto os aspectos positivos do rastreamento de câncer do pulmão pela tomografia computadorizada quanto os desafios que ainda persistem. Os achados na imagem de TC foram correlacionados de forma precisa com a detecção do câncer do pulmão utilizando o sistema Lung-RADS. Houve uma mudança significativa no estadiamento para neoplasia do pulmão em fase inicial. A aderência ao rastreamento foi baixa e provavelmente contribuiu para uma taxa de detecção do câncer menor do que o esperado, o que afetará os resultados dos pacientes submetidos ao rastreamento do câncer do pulmão.

 

Mauro Zamboni – MD; MSc; PhD – Professor Adjunto da Cadeira de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Petrópolis – UNIFASE-FMP

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.