The role of bronchoscopy in patients with SARS-CoV-2 pneumonia

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro

Profissionais de Saúde

Publicado em 12 fev 2022

The role of bronchoscopy in patients with SARS-CoV-2 pneumonia


Título do Estudo


The role of bronchoscopy in patients with SARS-CoV-2 pneumonia

 

Fonte


ERJ Open Res 2021; 7: 00165-2021 [DOI: 10.1183/23120541.00165-2021].

 

Resumo do Artigo


O uso da broncoscopia na Covid-19 é uma situação em debate. Ao mesmo tempo em que pode aumentar a sensibilidade para o diagnóstico ao analisar amostras do trato respiratório inferior, e, nos casos admitidos em UTI, ser necessária nos casos de hemoptise, atelectasia ou infecção secundária, há a discussão sobre seus riscos inerentes, e sobre os riscos de transmissão ao staff. O suporte científico é escasso e composto de séries pequenas.

 

Objetivos


Avaliar o impacto dos achados endoscópicos nos desfechos entre os pacientes com Covid-19; os objetivos secundários foram descrever as indicações e procedimentos da broncoscopia e analisar o campo diagnóstico para a broncoscopia em pacientes suspeitos de pneumonia por SARS-CoV-2. O estudo foi conduzido em 17 centros da Espanha, durante a primeira onda da pandemia da Covid-19, no período de 20 de fevereiro a 30 de junho de 2020. Os pacientes foram separados em 2 grupos: aqueles que necessitaram da broncoscopia para o diagnóstico (RT-PCR negativo), e aqueles em que a mesma foi necessária após o diagnóstico já ter sido confirmado em amostra de nasofaringe.

 

Mensagem


Broncoscopia é importante no armamento contra a Covid-19. Pacientes cuidadosamente selecionados, com alta suspeita clínica e radiológica que testam negativo em amostras de vias aéreas superiores podem se beneficiar do exame, incluindo também a possibilidade de se encontrar agentes patológicos alternativos ou superinfecção. Naqueles criticamente doentes, a broncoscopia pode permitir a remoção de plugs de muco e resolução de atelectasia, melhorando a ventilação mecânica.

 

Limitações


Desenho de perspectiva dupla, que impossibilita um manejo clínico protocolizado da população estudada; avaliação laboratorial e radiológica de pacientes com COVID-19 variada entre as diferentes instituições, dificultando a extração de conclusões sólidas sobre esses parâmetros; número de pacientes na coorte de suspeita clínica foi limitado; relação potencial entre o trauma derivado do ventilador e alguns achados broncoscópicos em pacientes críticos não pode ser descartada.

 

Dr. Luis Paulo Loivos

Artigos |

Voltar



Empresas Parceiras



Atalho para à página do Facebook da empresa.